segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atividade de Reflexão

Você sabe quem você realmente é?

Você tem consciência de suas imaginações, sonhos, intuições, lembranças, realidade, ou tudo isso parece confundir ainda mais sua vida? Muitos levam a vida sem muitos questionamentos. Pode até parecer mais cômodo levar a vida sem muitas reflexões. Para muitos, analisar as próprias atitudes e comportamentos seria como mexer num vespeiro.
Vivem apenas na busca da satisfação das necessidades básicas e primarias como dinheiro, comida, baladas, brincadeiras, vídeos-game. Importam-se no que dizer, fazer e/ou ter, mas raramente conseguem ser. Alguns vivem alienados, sem se preocupar com uma vida de significado mais amplo. São aquelas pessoas que encontramos depois de anos e tudo permanece igual. Podem até ter conquistado algum bem material, mas não houve evolução, transmutação ou crescimento.
Para aprender a controlar nossos comportamentos, desejos e ações, temos que compreendê-los e analisá-los. Enquanto formos incapazes de exercer algum controle sobre nossas emoções, seremos estranhos a nós mesmos, incapazes de influir sobre o mundo que nos cerca porque não teremos contato com nossa própria realidade interior. Evitamos entrar em contato com nossos sentimentos mais profundos, até como forma de defesa, pois tememos nos machucar.
Os caminhos de alienação de si próprio são os mais diversos. Alguns evitam encarar sua realidade trabalhando o tempo todo ou dormindo a maior parte do tempo. Outros adoecem. Outros ainda passam o tempo cuidando da vida alheia. Outros passam a comer tudo o que vêem pela frente. Tudo isso para não ter tempo de olhar para si mesmo. As pessoas que não refletem sobre sua própria vida, distanciam-se cada vez mais de seus reais sentimentos. Simplesmente vão agindo impulsivamente, caminhando sem saber para onde.
Qualquer desculpa parece válida para que as pessoas desviem a atenção das dores que algumas lembranças trazem e que podem machucá-las. Esquecemos-nos que podemos estar nos prejudicando ainda mais, principalmente quando se recorre às drogas, ao álcool, ao jogo, ou comida. Os vícios, a compulsão, representam uma forma de fuga. Pode-se até obter resultados por algum tempo (prazer imediato), mas nunca poderemos fugir do que há dentro de nós para sempre.
A recusa em enfrentar a realidade e os próprios sentimentos é uma reação normal. Às vezes não se tem nem consciência de que fugimos de nós próprios. Na maior parte, o fazemos inconscientemente. Só nos damos conta de que algo não vai bem internamente, quando nos deparamos com alguma dificuldade e encontramos em conflito e angustia.
Este é o momento de olhar para dentro de si mesmo e perguntar-se: “O que acontece? Por que me sinto triste, vazio (a), insatisfeito (a), infeliz?”. Ao se questionar, é possível obter as respostas, nem que isso seja doloroso a principio. Fácil? Nem um pouco. Olhar para dentro de si mesmo é uma das maiores dificuldades do ser humano.

31 comentários:

  1. O Porque da tristeza é difícil de explicar com muita paciência podemos dizer o porque!!!1
    Se sentimos infelizes principalmente na mídia que se trata da adolescência, Começa pelo namoro,que na adolescência provoca conflitos inadequados para crianças adultas (adolescentes) que apesar da sua característica agem como criança ainda...
    Na idade avançada as festas são uma das maiores atração dos jovens que eles agem como prematuro e resolvem suas vidas nelas mesmo, mas as brigas antes das "desculpas" deixam os corações magoados e os mesmos acabam ficando infelizes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A maioria das vezes olhamos muito mais para os outros do que pra nós mesmo, deve ser alguma reação que o corpo da gente senti ao falar de alguem, deve "dar prazer". Achamos muito mais facil fazer coisas erradas ou comer,comer e comer, para parar de pensar nessas reflexões que podem mudar totalmente o nosso humor ou até a nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. o texto é bom fala sobre a realidade de muitos adolescênte que não são o que querem ser mas sim o que os amigos querem que seja.
    Santino, kaleb e Brian

    ResponderExcluir
  5. Hoje, estamos aqui para discutir sobre um assunto que o ser humano tem mais dificuldade, olhar para dentro de si mesmo, e perguntar, Quem sou eu? O que Estou fazendo? Será que este meu jeito agrada todo mundo?
    É meus amigos, esta na hora de parar, e pensar nisto tudo.
    Algumas pessoas são realistas, aqueles que falam na cara e são como são, não com dupla personalidade, na frente de nós é uma coisa, e pelas costas é outra coisa bem diferente de que se pensa, isto que se chama Falsidade, mais frequente na adolêscencia.
    Nada disto é facil, a vida não é fácil como se pensa.
    Então vamos refletir sobre isto tudo e olhar para dentro de nós e ver o quanto tempos que mudar.

    De: Jordan & Renan

    ResponderExcluir
  6. Em determinados momentos nos perdemos em si mesmo, não sabemos quem somos nem mesmo o que queremos ser, basta as vezes, apenas alguns minutos para sabermos o que somos ou então totalmente ao contrário e nos perdemos muito mais em nossos pensamentos.

    Mas ainda temos muito tempo pela frente para descobrirmos o que somos.

    Andressa,Camila,Aline e Samantha 8b

    ResponderExcluir
  7. Algumas pessoas não sabem como lidar com os problemas da vida,e acabam recorrendo para a maneira mais fácil:as drogas.
    Em vários momentos nos perdemos de quem realmente somos,temos insatisfação do presente e medo do futuro.
    Nos dias de hoje,está cada vez mais difícil lidar com os sentimentos,porem se desistirmos tão fácil dos nossos sonhos,nunca saberemos quem realmente somos.

    ResponderExcluir
  8. Estamos aqui para falar a respeito do que somos e o que pensamos de nós que é um assunto muito difícil , por que nem todo mundo é igual quando ta junto de alguém. Por exemplo : quando esta junto a ti é uma coisa fala até cansa de outra pessoa , depois de um tempo vai la com essa outra pessoa e fala até cansa de você , isso se chama falsidade , é uma coisa que ao longo do tempo pode piorar.
    Laura Bittencourt , Maycon Richard e Sthefania Kappel .

    ResponderExcluir
  9. Achamos esse texto muito bom, pois fala sobre a realidade de muitos adolescentes,e que eles
    devem ser o que eles querem ser e não o que os outros querem que eles sejam.
    Esses adolescentes não devem se refugiar do seu passado em drogas e outras influências ruins.

    NOMES: Carlos Eduardo, Emanuel, Mauricio e Vitor.7ª B

    ResponderExcluir
  10. Hoje estamos aqui para descobrir quem realmente somos.
    Determinados momentos fizemos coisas boas e outras ruins até para nós mesmo.
    Não devemos julgar as pessoas pelo que são porque temos que olhar para nós mesmos para sabermos quem somos para depois julgar os outros.
    Seja você mesmo não tente ser melhor que alguém.

    De:Julia Braga,Júlia Nunes e Luana.

    ResponderExcluir
  11. As pessoas hoje em dia só se importam com o que os outros pensam e não tem vontade própria, sendo infelizes em consequencia disto, este tipo de pessoa nunca olhou para dentro de si mesmo para saber o que quer ser da vida, e ficam só na sombra de outras, na nossa opinião olhar para dentro de si é um ato muito nobre e importante para um ser humano.

    Nomes: Iury, Matheus, Rangel e Remi.

    ResponderExcluir
  12. Achamos que ninguém é o que realmente quer ser, por que na vida sempre pensamos que a pessoa quer o que não e porque em sua caminhada enfrenta muitos problemas e acabam desistindo de suas próprias vidas.
    Devemos pensar que problemas todo mundo passa e por isso não devemos desistir do que sonhamos.

    Natália Marques
    Tainá couto
    Vitória Costa

    ResponderExcluir
  13. Isso é tudo realidade pois ninguém para refletir os seus sentimentos, mais também tem algumas pessoas que só pensão em si mesmo.
    De um tempo para cá quase todo mundo só pensa em dinheiro pois não pensão em amizade, etc.tem algumas pessoas que são amigas pelo dinheiro pois não pelo o que elas são.tem gente que não é amigo porque elas se vestem mal ou não vestem roupa de marca.
    Mais isso não importa porque todas as pessoas são iguais.

    Nome:Mariana Grabowski & Marina Grabowski

    ResponderExcluir
  14. Na vida algumas pessoas tem medo te refletir em sua própria vida por que elas tem medo de enfrentar seus problemas.E por isso tem pessoas que entram para o mundo das drogas.
    Algumas pessoas tem medo dos seus sonhos e do futuro por que cada vez esta mais difícil lidar com o mundo.
    Nome do aluno.Leonir,Jean.

    ResponderExcluir
  15. aline, bianda, dani, duda e helenara.26 de agosto de 2009 às 05:43

    Achamos que cada um sabe quem realmente é,porém, alguns demorem um pouco para se descobrirem. As vezes, as pessoas querem ser o que não são, querem se comparar ou até ser igual ao outro, isso são idiotisses da vida, cada um tem que ser e agir como quiser, sem se importarem com o que os outros pensam, a sua opinião é o que realmente vale ;) Seja você mesmo, dai então, você vai descobrir que é .

    bjbj, Aline Lopes; Bianca Araujo; Daniela Alves; Eduarda Mattana e Helenara Santiago.
    a gente qué nota boa Profe ;D

    ResponderExcluir
  16. As pessoas hoje em dia só se importam com o que os outros pensam e não tem vontade própria, sendo infelizes em consequência disto, este tipo de pessoa nunca olhou para dentro de si mesmo para saber o que quer ser da vida, e ficam só na sombra de outras, na nossa opinião olhar para dentro de si é um ato muito nobre e importante para um ser humano.Mas ainda temos muito tempo pela frente para descobrirmos o que somos.Na idade avançada as festas são uma das maiores atração dos jovens que eles agem como prematuro e resolvem suas vidas nelas mesmo, mas as brigas antes das "desculpas" deixam os corações magoados e os mesmos acabam ficando infelizes.
    ;)
    Nomes:Bruno xD, Cristhian 8), Giuseppe o.O

    ResponderExcluir
  17. Nos pensamos que quando as pessoas apelam para as drogas é porque já não tem mais outra alternativa por que não teve aquele momento que nos todos estamos tendo de carinho de nossas famílias. Deivid, Taylor e Murilo.

    ResponderExcluir
  18. Este texto é muito difícil de responder porque muitas pessoas não sabem quem são elas mesmas.
    Na vida todos nós temos que refletir sempre ,porque se nós nunca refletirmos nada vai para a frente.

    CAROLINA,DAIANE E DÁRA

    ResponderExcluir
  19. Esse texto realmente traz varias perguntas que todo ser humano não consegue responder.Quem sou eu? aquela pessoa complicada que leva a vida como uma brincadeira essa pergunta sempre faz nós todos pararmos para pensar, cada um tem dentro de si um pensamento misterioso e a única pessoa que pode responder essa pergunta é você mesmo

    ResponderExcluir
  20. Em todas as pessoas , chega uma hora que da vontade de desistir de tudo ,elas criam um sentimento de angustia ,solidão e as vezes chegam até ficar depressivas acham que não servem para nada ,e dai vem a pergunta "quem eu sou?" não tem resposta apenas a vontade de mudar coisas como jeito de se vestir de andar com mas companias.
    BY: Lucas Martins , Elias Ferreira , Geovane Fortes,Luiz Claudio .

    ResponderExcluir
  21. O texto chamou muito a atenção do nosso grupo. Este texto nos fez refletir sobre a realidade de muitas pessoas.
    muitas pessoas tem a personalidade induzida pelas outras.
    Anderson, Heloisa, Juliana e Mariana S

    ResponderExcluir
  22. Realmente essa é uma pergunta muito difícil de reponder!
    Com certeza todas as pessoas se questionam;mas apenas algumas conseguem responder essa pergunta.
    Algumas pessoas temem saber essa resposta;pois as vezes acabam conhecendo outro lado de sí,um lado que nunca imaginavam conhecer.

    ~~Adoramos esse texto :)

    ResponderExcluir
  23. As pessoas hoje em dia, não tem opinião própria, muitas vão pela opinião do colega, ou do amigo, mas muitos amigos não são o que pensamos, ser. É bastante difícil falar quem realmente somos, pois sempre pensamos uma coisa, e os outros, outra, preferem cuidar da vida dos outros, do que dá própria, falam mal, sem nem ao menos conhecer.

    Fernanda, Julia, Ketelyn, Mikaela ;)

    ResponderExcluir
  24. O assunto é muito interessante e importante,aborda um tema em que passa despercebido em nossas vidas.
    Muitas vezes não nos damos conta dos nossos atos.Achamos que ainda é cedo para saber quem realmente somos,pois no futuro muitas coisas podem mudar,mas claro que todos já temos nosso caráter e personalidade.

    ResponderExcluir
  25. Gostamos do texto, pois fala de um tema muito interessante.
    Saber quem somos realmente é muito complicado, pois nossas atitudes, ações e pensamentos nos diferenciam uns aos outros.
    É preciso muitas vezes parar para refletir, analisando o comportamento de nós mesmos.
    Beijos Bibiana, Manuela, Raissa, Vitória.

    ResponderExcluir
  26. Se perguntar quem somos, não saberemos dizer
    quem realmente somos.essa pergunta é realmente
    muito difícil se dizermos que somos perfeitos
    estaremos mentindo porque não existe pessoas
    perfeitas

    ResponderExcluir
  27. O que realmente somos não sabemos, mas sabemos o que queremos ser, pessoas bem sucedidas,com estudo, emprego e educação.Pretendemos ter uma boa família.Só sabemos que somos pessoas direitas que estudam e não fazem nada de errado.

    Alice,Angelo,Marcos,Victoria

    ResponderExcluir
  28. O texto fala totalmente a realidade.
    Alguns adolescentes sao incapazes de se perguntar ou pensar consigo mesmo quem sao realmente.
    Algumas desistem de tudo nao querem nem saber mais da vida e saber quem sao realmente.

    ResponderExcluir
  29. Nós achamos o texto muito interessante, porque fala de coisas que tem no nosso dia que pensamos sempre mais não conseguimos entender. Nós sempre julgamos as pessoas mais nunca olhamos para nós mesmos e não nos damos ao trabalho de perceber que as vezes somos iguais a todos.


    Bruna, Carolina e Helena.

    ResponderExcluir
  30. Eu acho que tudo isso que fala esse texto é a realidade de nossas vidas.

    ResponderExcluir