terça-feira, 15 de maio de 2012

ADOLESCER


Atividade para 7ª e 8ª série- ADOLESCER

ADOLESCER
Começamos a adolescer...
Desde o primeiro momento da vida, somos dependentes da relação com o outro, e assim permanecemos muito tempo, de certa forma, a vida toda.
Quais são as fases de nosso adolescer?
A criança desde seu nascimento depende da mãe para sobreviver. Através dos cuidados, da alimentação e do afeto, a mãe vai traduzindo o que imagina estar se passando com o bebê.
O adolescente saído da infância depara-se com seu corpo que se modifica, torna-se diferente, às vezes desengonçado. A angústia é o sentimento mais eminente; crises de tristeza, inibições, nervosismos e agitações são muitas vezes externadas em atos de agressão, seja consigo mesmo, seja com o outro. Os pais já não possuem as respostas a todos os porquês.
A adolescência é, ou deveria ser, a porta de entrada para a vida adulta. São muitas as portas, e apontam para um tempo de incertezas, do despertar __ para o sexo, para o outro, para o trabalho, para a vida adulta cheia de escolhas, responsabilidades, frustrações, ilusões, amores e desamores.
Para superar essa FASE da vida, o adolescer exige da família e do próprio adolescente um trabalho de elaboração de valores, para que possa saber o que é importante para ele e, portanto, o que deve fazer de seu desejo, de suas aspirações, do que quer para si. Ele precisa superar as dificuldades que isso acarreta, tentando produzir uma história particular de sua existência; caso contrário, a base de sustentação é insuficiente para encontrar novos modos de existir no mundo, e o adolescente tende a alienar-se, participando superficialmente da construção de sua história.
A melhor porta de entrada na vida é a porta de acesso ao outro, o exercício do amor e do trabalho, com criatividade e responsabilidade.
Viver cada etapa como se fosse a única requer conhecimento de si, auto-estima. O amor próprio está fundamentado nos valores essenciais do amor, do respeito, da empatia, do diálogo, do perdão, da responsabilidade e da liberdade, entre tantos. Na verdade, alguém torna-se adulto pela capacidade de viver as alegrias da adolescência e da juventude, a camaradagem, as baladas, a gradual experiência do afeto e da sexualidade, os momentos de realização no esporte, namoro, estudo, trabalho.
OBS: Texto tirado do livro: Ensino Religioso de José A. Galiani.
posted by Izabel Sampaio at 05:00

Após ler o texto, produza um comentário expondo sua opinião sobre a adolescência, o que é ser adolescente, quais as vantagens, desvantagens, como resolver os problemas encontrados na mesma, etc....

21 comentários:

  1. Eu acho que a adolescer e a forma que nós achamos de amadurecer virar um adulto com suas fases e conflitos, o adolescente e a preparação para o futuro hoje ser um adolescente maduro e responsável e bem difícil pois o mundo não e mole para quem não esta preparado para mudanças bruscas.
    os pais não compreende os adolescentes sendo que eles já foram adolescentes um dia e querem proteger nós do que eles passaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adolescência é uma fase da vida na qual ocorrem muitas mudanças: surgem alterações no corpo, que deixa de ser infantil para tornar-se adulto e transformações de comportamento que servem para a construção da identidade, momento em que o adolescente deixa de lado os valores dos pais para criar seus próprios valores que podem vir a ser idênticos aos dos pais assim como podem ser totalmente divergentes dos valores paternos ou uma mistura entre os valores semelhantes e os divergentes. DIOMAR E IURI

      Excluir
  2. EU ACHO QUE ADOLESCENTE É RUIM PARA OS PAIS QUE COMEÇA A SAIR DE CASA CHEGA TARDE NÃO QUE MAIS ESTUDAR ABANDONA O ESTUDO NÃO TRABALHA. SÓ PENSA EM NAMORAR FICAR BRIGA COM O NAMORADA DISCUTE ACABA E FICAR REVOLTADO CHUTA TUDO PELA FRENTE DA CHOCO NA PAREDE QUEBRA TUDO PELA FRENTE FICA REVOLTADO BRIGA COM OS OUTROS PELA RUA PEGA OUTRA GURIA E VIRA A QUELA BAGUNÇA.

    ResponderExcluir
  3. Adolescer
    É o momento que nos adolescentes estamos nos descobrimos , o corpo muda e ficamos mais angustiados ,nos emocionamos, ficamos com crise de tristeza , nervosos e agitados, é onde aprendemos a superar as fases da vida ! que não são muito fácil.
    Para superar essas fases devemos pensar no que fazer com nossos problemas , sem acabar fazendo coisas erradas , para ter belas respostas agora e no futuro e não termos arrependimentos .
    É a melhor etapa da vida mais só vamos ser um adulto se vivermos as alegrias da adolescência e da juventude e termos responsabilidade .

    ResponderExcluir
  4. Adolescer
    A adolescência é um período de muitas escolhas e de amadurecimento e decidir seu futuro, Temos que pensar no que fazemos hoje para refletir no futuro em coisas boas.

    Ser adolescente é gostar de viver,Saber escolher o que é bom e ruim,Saber se divertir da maneira certa e também ter boas companhias sempre que possível,É também ser agitado,agressivo mas principalmente amoroso e sonhador.

    É estar sempre na atual,Por dentro de todas as redes sociais, Estudando, Saber tudo o que acontece em todas as partes do mundo através da internet e também ter saúde pra praticar esportes

    As desvantagens de ser adolescente é de não estar maduro ao suficiente para tomar escolhas, também os adultos não levam os adolescentes a sério como deveriam.

    ResponderExcluir
  5. Ser adolescente é ter crises de humor,é achar que tudo está contra ele.Mas também tem seus momentos de discontração,sair com os amigos , diversão com a familia,namorar,festas. Fazemos coisas não sempre muito agradaveis.Com essa idade alguns adolescentes começam a ajudar em casa,seus gostos começam a se definir.
    As amizades se definem,cuide com quem você anda. Para se divertir não é necessario você , beber , fumar...
    Adolescente gosta de praticar exercicios , como:
    andar de skate, jogar volei com a galera...
    Aproveite todas as etapas da sua vida principalmente a adolescência pois elas não voltam !!

    ResponderExcluir
  6. Adolescência é uma fase muito difícil,queremos curtir a galera, viver nossa própia vida,ser responsáveis por nós mesmos.Achamos graça de tudo,e por qualquer bobagem já arrumamos confusão.É uma fase de dúvidas,medos e arrependimentos,mais é a fase em que agente mais aprende.As desvantagens de ser adolescente é o convivio com os pais que fica abalado.Pra sair de casa agente é muito novo(a) mais já pra cuidar do irmão mais novo e limpar a casa agente tem idade suficiente,nossa vida se complica muito , aparecem namoros, tarefas da escola,e a responsabilidade toma conta da gente.As vantagens são as novas amizades ,as novas aprendizagens e as lembranças que ficarão para sempre em nossas memórias.
    Arthur Machado,Murilo Costa e Tatiany Ell
    8ª série Escola Arthur turma 801

    ResponderExcluir
  7. Adolescência vazia,eu tinha quase 16, ninguém me compreendia, e eu não compreendia ninguém (8'- Nenhum de nós.


    A adolescência, é a transição de fase mais dificil da vida, pois estamos saindo da infância e indo para a fase adulta. Nesta fase tudo acontece, dúvidas, incertezas,o primeiro amor, amizades,angustia, sexualidade,namoro, acho que o problema mais infrentado pelos adolescentes é questão dos pais não-os entende-los, falta diálogo e compreensão, para poder-mos então resolver todos os conflitos encontrados nessa fase tão difícil.O apoio dos pais é essêncial para que possamos passar essa fase certos de sí, para sermos bons adultos, com seus conceitos e ideias formadas, com habilidades, decisos e principalmente ser capaz de infrentar a vida. Eu AMO ser adolescente.

    Turma 801.

    ResponderExcluir
  8. Ser adolescentes e sermos rebeldes , achamos que somos donos do nosso nariz,e tudo que nossas mães falam pensamos que tudo isso e implicância .
    Mas a vantagem de ser adolescentes e que tudo que fazemos e porque somos adolescentes dizem que e a faze...
    E as desvantagens é estar sempre na abas dos pais não poder sair,achar que tudo que a gente faz é errado .
    Como resolver os problemas? podemos resolver os problemas com calma,dialogo.
    Ser rebelde é ser adolescente saber respeitar e retrucar na hora de rebeldias.
    MAS SER REBELDE TAMBÉM E SABER CORRER ATRÁS DOS SONHOS,SEM SE EMPORTAR COM QUE OS OUTROS PENSAM E FALAM. ISSO SIM E SER ADOLESCENTE...

    ResponderExcluir
  9. Adolescer!
    Adolescer é a parte da vida em que se faz as decisões mais importantes. A adolescência é um período de amadurecimento das crianças.
    Adolescência é parte da vida em que a gente pode descobrir o que não descobrimos na infância,pois é quando começamos a trabalhar e a cuidar da nossa própria vida.
    As vantagens da adolescência é que a gente começa a sair, ir em festas, conhecer novos amigos.
    As desvantagens da adolescência são as brigas com os pais por que eles pensam que a gente é adulto para algumas coisas e crianças para outras,e também o peso dos trabalhos na escola.
    Os problemas da adolescência são muitos mas os adolescentes sempre dão um jeito de resolve-los, mesmo com sua família quanto com seus amigos.

    ResponderExcluir
  10. A adolescência é uma fase que queremos curtir a vida do jeito que nós bem entendemos.Por qualquer coisinha nós arrumamos confusões.As desvantagens de ser adolescente é que não podemos sair de casa porque nós somos muito novo(a) mas dai pra limpar a casa e arrumar os quartos passar aspirador na casa já temos idade suficiente, começamos a ter responsabilidade etc.. As vantagens de ser adolescente é as novas amizades os namoro etc.. e a adolescência temos uma vez na vida então temos que aproveitar.



    8ª série Escola Arthur turma 801

    ResponderExcluir
  11. A adolescência é um período difícil, tanto para nós, quanto para nossos pais. É uma fase onde mudamos constantemente de humor, onde choramos, rimos, pulamos, descordamos de tudo que os adultos dizem; temos nossas própias opniões, nem sempre são erradas. É uma fase onde mudamos frequentemente as amizades, até acharmos as certas. É um período de muitas descobertas, entre elas, a mudança no corpo, e o amor ... Devemos ter paciência, devemos nos divertir de um jeito saudável, e aproveitar cada segundo, pois infelizmente o tempo não volta.

    ResponderExcluir
  12. As vantagens de ser adolescente é que poder fazer o que quiser pois seus pais não podem mais proibir pois isso é bom porque ficamos mais felizes.
    As desvantagens é que mesmo que podemos sair ainda temos que fazer as tarefas domésticas.
    Os problemas devem ser resolvidos cada um no seu tempo pois não devemos ás vezes nos precipitar com algo muito série pois o adloescente é o futuro de amanhã.!!! *-*
    Thalia e Eduarda

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que a adolescer e a forma que nós achamos de amadurecer virar um adulto com suas fases e conflitos, o adolescente e a preparação para o futuro hoje ser um adolescente maduro e responsável e bem difícil pois o mundo não e mole para quem não esta preparado para mudanças bruscas.
    Os pais não compreende os adolescentes sendo que eles já foram adolescentes um dia e querem proteger nós do que eles passaram.

    ResponderExcluir
  14. O que é ser adolescente:
    Ser adolescente é a mudança de corpo e mente,onde mudamos completamente em tudo,onde aprendemos a nos "virar" sozinhos.
    É uma fase sensível e louca onde sempre nossas opiniões são ordens,fase de bipolaridades, sei lá só sei que é difícil e ao mesmo tempo fácil,não sabemos o que queremos pra nos mas mesmo assim persistimos.
    As desvantagens: É achar que tudo é ruim,que a vida não é tão boa,achamos que nos mandamos nos guiamos que simplesmente podemos andar sozinhos mas na verdade não é bem assim.
    As vantagens:Simplesmente as vantagens para o adolescente NÃO EXISTEM,mas se pensarmos direitinho existem poucas mas existem.Tipo temos responsabilidades pequenas mas temos,na verdade a vantagem maior é para os pais onde dizem "vá lavar a louça você não é mais criança é uma adolescente e tem bastante responsabilidade" ou "menina você não vai para a festa você só uma criança sem responsabilidade nenhuma!"
    Como resolvemos nossos problemas:a melhor forma de resolver os problemas é conversar com os pais, mas nem todos os adolescentes fazem isso,queremos resolver eles sosinhos mas as vezes não da,achamos que,já somos bem grandinhos para isso e sempre é bem difícil resolver os problemas mas no final da tudo certo!!
    BJS ISIS FONSECA,MONIQUE FERREIRA & NICOLAS HENZ

    ResponderExcluir
  15. A adolescência é uma fase de constante mudança, onde nós enfrentamos muitas barreiras até chegar na vida adulta. Passamos por poucas e boas com nossos amigos, e estamos quase sempre em guerra com nossos pais.
    Temos amores e desamores , sonhos e decepções. Vivemos a vida de um jeito, que só quem já passou por isso entende. Apesar de complicados, temos um bom coração, e só fazemos tudo isso para amadurecer para o futuro .

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  16. Adolescer é o momento mais delicado da nossa vida, pois é nessa faze que começamos a decidir o que é o certo e o errado na nossa vida, e são dessas escolhas que depois cada um irá seguir sua vida, por isso é a fase que acho mais importante que cada um tem.
    Depende de cada um para essa fase ter vantagens e desvantagens, pois vem de cada um saber melhor aproveitar sabendo fazer as escolhas certas. Mas também acredito que é umas das melhores fases da nossa vida, pois é onde vem as descobertas, onde aprendemos a aproveitar a vida de outras formas e é onde queremos ou as vezes somos crianças e adultos ao mesmo tempo. Por isso, acho que quem sabe aproveitar fazendo as escolhas certas, a adolescência só vem a ter vantagens e é a fase mais importante e boa da nossa vida.

    OTÁVIO SESSIM DOS SANTOS 8º SÉRIE

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que a adolecencia marca muito a nossa vida, festas, amigos e varias outras coisas...

    Pra nós adolescentes é a pior parte da nossa vida, mas quando isso passa vemos que foi uma etapa da nossa vida.

    A adolescência é a passada da infância pra vida adulta, com responsabilidades, trabalho e relacionamento.

    Kevin Calbo 801

    ResponderExcluir
  18. OS VALORES QUE A GENTE ACHA MAIS IMPORTAMTE SÃO OS VALORES RELIGIOSÓS E MORAIS .
    ESSES SÃO OS MAIS IMPORTANTES PARA NOSSA VIDA E PARA O MUNDO.
    O VALOR RELIGIOSO E OS VALORES MORAIS TEM QUE SER POSTAS NA VIDA E NO DIA A DIA.
    OS VALORES ESTÉTICOS SE REFEREM A NOSSA BELEZA..
    OS VALORES MATERIAIS SÃO AS COISAS QUE A GENTE TEM COMO: BICICLETA,SKATE,RELÓGIO ETC...
    OS VALORES QUE A GENTE ACHOU MAIS IMPORTANTES SÃO OS VALORES MORAL E RELIGIOSO

    ResponderExcluir
  19. Nós achamos interessante porque sem os valores nosso cotidiano vira uma bagunça.
    Os valores mais importantes para nossa vida são os valores religiosos porque nós precisamos da fé,amizade,dignidade, etc...
    Valores Materiais tem alguns que são indispensáveis a nós para o nosso dia a dia porque agente precisa se alimentar,se vestir e tem outros que só para o nosso prazer.
    Valores estéticos são valores sobre a nossa beleza. A beleza é essencial para nosso prazer.
    Os valores morais são um dos mais importantes para nossa convivência na comunidade porque é melhor conviver com respeito

    ResponderExcluir
  20. Brass G-8 Titanium Band Rings - TatiTanium Arts
    The band is one of the heaviest titanium eyeglasses and ford edge titanium 2019 heaviest metal bands titanium flask ever created, with heavy bass playing on vocals titanium mug and the backing vocals $12.00 t fal titanium · ‎In stock

    ResponderExcluir