segunda-feira, 3 de setembro de 2012

POLÍTICA E CIDADANIA

Uns Iguais Aos Outros

TITÃS

Os homens são todos iguais
Os homens são todos iguais
Ingleses, indianos
Africanos contra africanos
Aos humildes o reino dos céus
Ao povo alemão e ao de Israel
Putas, ladrões e aidéticos
Católicos e evangélicos
Todos os homens são iguais
Brancos, pretos e orientais
Todos são filhos de Deus
Os pretos são os judeus
Cristãos e protestantes
Kaiowas contra xavantes
Árabes, turcos e iraquianos
São iguais os seres humanos
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
Americanos contra latinos
Já nascem mortos os nordestinos
Os retirantes e os jagunços
O sertão é do tamanho do mundo
Dessa vida nada se leva
Nesse mundo se ajoelha e se reza
Não importa que língua se fala
Aquilo que une é o que separa
Não julgue pra não ser julgado
Os pobres são pobres-coitados
São todos iguais no fundo, no fundo
As mulheres são os pretos do mundo
Tanto faz a cor que se herda
Seja feita a tua vontade no céu como na terra
Gays, lésbicas-homosexuais
Todos os homens são iguais
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
Os homens são todos iguais
Os homens são todos iguais
Os retirantes e os jagunços
O sertão é do tamanho do mundo
Aos humildes o reino dos céus
Ao povo alemão e ao de Israel
Não importa que língua se fala
Aquilo que une é o que separa
Todos os homens são iguais
Brancos, pretos e orientais
São todos iguais no fundo, no fundo
As mulheres são os pretos do mundo
Cristão e protestantes
Kaiowas contra xavantes
Gays, lésbicas-homosexuais
Todos os homens são iguais
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros


ATIVIDADE: Estamos em tempos de eleições municipais em todo o país, e temos o dever enquanto cidadão de respeitar a ideologia e a escolha de cada um. Faça uma reflexão sobre a letra da música e o vídeo e produza um comentário.

21 comentários:

  1. A música diz que devemos respeitar as diferenças,sem se importar se é branco,negro,alto,baixo,índio ou norte-americano,porque no final vamos todos pro mesmo lugar.
    Nosso município esta em campanha política,e em função disso devemos respeitar a opinião de cada um,indiferente de partido ou escolha.O voto é um direito do cidadão,por isso não devemos vende-lo por pouca coisa.
    Imagine o mundo sem diferenças,pense! Que graça teria se fossemos todos iguais,se gostassemos todos das mesmas coisas,músicas,livros,artistas o mundo com uma mesma cultura.O que seria do branco se não existisse o preto?

    Nataly Cardoso e Samira Szczepaniak 701

    ResponderExcluir
  2. O vídeo é muito bom, pois mostra os dois lados do mundo, enquando o outro vive no luxo e consome sem precisar, o outro não tem nem o que comer e rezaria por um prato de comida.
    E os políticos não fazem nada, só pedem voto do povo que acredita em políticos honestos e quando consegue o mandato, esquecem daquele povo que lhe deu oportunidade de estar no comando de uma cidade ou estado, ou até mesmo do país, só termino pedindo que os políticos sejam mais honestos, escutem o povo não só na época de eleição, mas no mandato inteiro, pois se não fosse o povo eles não estariam no lugar onde estão.
    Os homens são todos iguais, O homem ser humano, independente de cor, raça, opção sexual etc. O que importa é que somos todos iguais e devemos nos respeitar.

    ResponderExcluir
  3. Independente de raça,sexo,etinía,estilo,beleza... somos todos iguais ,só que na siciedade de hoje em dia há muitos preconceitos, não adimitem que o mundo mudou
    e que a sociedade e todos estão mudando cada vez mai.

    deveriamos tratar as pessoas todas iguais não como um ser qualquer.

    ass:Bianca Rodrigues,Luana Hilário e Tamires Bueno.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Cesar Meyer e Hiago de Lemos Boeira5 de setembro de 2012 às 05:22

    A musica está falando que não devemos discriminar ninguem por raça cor e classe social. Que todos somos iguais uns aos outros. Não somos diferentes de ninguem ,só existe diferenças de sexos e isso é o que influencia as pessoas quando á guerras, mesmo sendo todos irmãos.
    A riqueza não diferencia os ricos dos pobres, e se nessa vida dinheiro ajuda no amor e na alegria, nós seriamos comprados,pois não iria haver amor e dignidade, pois todos somos seres humanos. A politica influencia as vezes no roubo e no poder, a politica esta comandando a população de seu município, pois eles roubam das pessoas que trabalham com humildade.
    Devemos nós conscientizar que somos todos irmãos e filho de Deus, então não há diferença, pois a vida é que nem roda gigante então porque esculacho, se hoje está emcima ,amanhã está embaixo ...


    ResponderExcluir
  5. O video é educativo ... pois mostra os dois lados da sociedade, e que todos sao iguais independente da cor,situação financeira,pela opção sexual e etc... Mesmo assim há muitas diferenças no mundo.
    A política esta com dois lados um que os governadores ajudam a sociedade e o outro lado estão os que são corruptos que prejudicam a sociedade, alguns só promete mais na hora de fazer a diferença não agem.
    Precisamos reverter isso pois se continuar assim a educação,saúde,segurança,transporte,cultura etc... nunca vai melhorar. cada pessoa tem seu direito de votar em quem quiser. !!!

    ResponderExcluir
  6. A MUSICA FALA QUE TODO TEM QUE SER IGUAL SEJA BRANCO,NEGRO E ORIENTAIS OU TAMBEM POBRE RICO OU EM DIFERENTE TODO MUNDO DEVE RESPEITAR TODO MUNDO NAO EMTERESA SE SEJA OQUE FOR PORQUE TODO MUNDO É IGUAL A TODO MUNDO.
    A POLITICA ANDA MUITO AVANSADA TEM GENTE QUE COMPRA VOTO E PAGA PARA FAZER CAMPANHA E PARA VOTAR TEM GENTE QUE DA SESTA BASICA E SALARIO E DEPOIS QUE SE ELEGE NEM OLHA MAIS PARA A CARA DAS PESSOAS E NEM DA OI PASSA E FAZ DE COMTA QUE NÃO CONHESE.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei o video muito legal, porque ele e um video educativo, porque todos seres humanos sao iguais, Existe pessoas que descriminam os outros por serem negros e pobres.
    Existem tambem pessoas politicas que sao corruptos porque só querem votos das pessoas e não dão valor, tem politicos que dão dinheiro ou ate sexta basicas para as pessoas que são mais pobres , e depois que passa a politica eles passam por a pessoa e não comprimentao, e isso que eu acho injusto, cada um tem que dar valor ao seu voto e as coisas que tem.

    Diomar Amaral , Iuri Silva

    ResponderExcluir
  8. A política é uma coisa muito ruim para os cidadãos porque causa muitas brigas e subornos para votarem neles e eles só sabem prometer para os cidadãos acreditarem e votarem,depois de vencerem as eleições,tudo o que prometeram,vai por agua baixo.
    A politica também tem muita desigualdade social pelos políticos,também tem os corruptos que desviam verbas dos cidadões que suaram para ganhar esse dinheiro trabalhando.
    A desigualdade social é muito grande no Brasil, esistem muitos pobres sem nada morando em barracos minuscolos com varias crianças magras e secas passando frio, os ricos morando em casas enormes no quentinho com variedades coisas de alimentos,e bastante dinheiro,envez de tar disperdisando poderiam ajudar os pobres que nesecitam.

    ResponderExcluir
  9. A música diz que devemos respeitar as diferenças,sem se importar se é branco,negro,alto,baixo,índio ou norte-americano,porque no final vamos todos pro mesmo lugar.
    A politica esta muito caótica pois tem gente que compra votos e paga para fazer campanha e em alguns casos dão ate cestas básica.
    Todos nós devemos ter os mesmos direitos, o que não acontece sempre,pois algumas pessoas tratam uns aos outros de modo diferente só pela cor ou crença,mas também tem pessoas que se ajudam e não são preconceituosas.

    ResponderExcluir
  10. A musica fala que independente do lugar onde mora, independente da religião de cada um, do físico de cada um, da cor de cada um, da opção sexual de cada um, no fundo somos todos iguais, por isso devemos respeitar os direitos humanos de cada um, e como diz a musica, não julgar ao próximo para não ser julgado, assim em qualquer lugar seja na política como nas ruas, etc.
    Infelizmente o mundo está cheio de pessoas que não respeitam esses direito,entre elas, os políticos.
    A política nunca mostrou o trabalho que realmente devem apresentar nessa profissão, a maioria pensam em entrar nesse mundo da política apenas pelo o dinheiro, e não pensam se estão fazendo certo para seu próprio país, assim desrrespeitando a população.
    Entre nós, chegamos a conclusão que essa idéia deles precisa mudar se queremos ter um bom futuro para o nosso país.
    Para evitar esses deputados que não fazem bem a política para seu país, devia existir uma lei que seria uma espécie de uma avaliação, para que cada políticos mostrase se ele tem um estudo adequado, e suas ideias para o nosso país.

    NOME: Otávio Sessim, Pedro Henrique Kestering e Kevin Calbo.
    Série: 8º

    ResponderExcluir
  11. A música nos mostra que independente de Religião, cor, etnia, opção sexual, estilo, -entre outras coisas que geram preconceito- ninguém é diferente de ninguém, todos nós temos nossas opiniões, nosso caminho para seguir. O mundo nos dias de hoje, vem evoluindo cada vez mais porém as pessoas não sabem conviver com as mudanças nem respeitar as atitudes dos outros. É preciso saber ouvir e saber falar, ter respeito uns com os outros é isso que falta no mundo, respeito, saber que todos nós seres humanos, temos nossos direitos! Agora em Outubro é o mês de eleições, um período em que devemos tomar atitudes conscientes, procurar saber mais sobre o candidato, ouvir suas propostas. Devemos tomar cuidado por que infelizmente existem políticos corruptos que entram na política para roubar, desviar verbas que poderiam trazer benefícios para a população. A nossa opinião é que para se candidatar na política, deveria ter pelo menos o 3º grau de educação, já que a Lei da ficha limpa já existe. Porque o nosso voto decide o futuro do nosso País.

    Débora Eduarda - Amanda Medeiros 8ª

    ResponderExcluir
  12. Tatiany, Murilo e Arthur - 8015 de setembro de 2012 às 07:00

    A musica fala que cada um tem seu estilo, sua crença, sua opinião... todos tem o mesmo direito de expressa-los. Devemos respeitar as pessoas. Todos nós temos o direito de falar o que pensamos, mais temos o dever de saber ouvir a opinião dos outros. Se queremos ser respeitados, temos que respeitar. Poucas pessoas aceitam ser criticadas ou contrariadas, querem sempre ter razão, e não permitem que ninguem descorde. Mais ninguem é igual, todo mundo tem uma opinião, e nem sempre ela é igual. Saber ouvir outra opinião é muito importante, ela pode nos dar idéias, e pode nos mostrar também que a nossa opinião não estava bem formada, pode nos ajudar e criar uma opinião mais concreta, com mais idéias. Saber ouvir é importante. Isso pode nos fortalecer.
    Os politicos tem muito disso, não se preocupam com o povo, só sabem ser legais e prestativos perto das eleições, prometem, prometem, e depois nunca cumprem. Compram votos, enganam, prometem, roubam... Essas não são pessoas que servem para representar nosso pais. Mas, de uma certa forma as pessoas nem sempre tem o direito de reclamar disso, pois quem escolhe as pessoas que vão dirigir e respresentar nosso pais é o povo, e se o povo não souber escolher só sairá coisas assim, promessas, mentiras, roubos....

    Todos tem que se respeitar, para ter um ambiente melhor, tanto no trabalho, como na escola ou mesmo em casa, o respeito é ideal para uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  13. O que a música passou para nós duas foi que não importa a raça ou a etnia, não importa a opção sexual ou a classe social, todos nós somos iguais, ou seja, devemos ser tratados da mesma maneira.
    Além disso, também devemos saber respeitar a opinião dos outros, principalmente quando se fala na escolha para os representantes do Estado do país ou da nossa cidade. Procurar saber sobre a vida do candidato em quem vamos votar é uma boa, para depois não nos arrependermos.

    ResponderExcluir
  14. O video mostra que devemos respeitar as diferenças,pois todos somos iguais perante a Deus isso nos permite olhar o lado bom das pessoas,nao importa se for de outra raça,diferença financeira ou de outra opçao sexual devemos respeitar assim como queremos ser respeitados. A politica tem como objetivo melhorar as cidades e paises mas nao e isso que alguns politicos fazem ao invez de ajudar roubam da populaçao,isso tem que acabar vamos votar em politicos honestos e que querem o bem da sociedade.

    ResponderExcluir
  15. O video mostra que não devemos se igualar sobre as diferenças entre pessoas, sexo,etinía,estilo,beleza...enfim nada se compara, pois todos nos somos iguais a todos,nada muda !
    A politica tem como objetivo melhorar as cidades e paises mas nao e isso que alguns politicos fazem ao invez de ajudar roubam da populaçao, que nos todos sabemos já disso !

    -Andressa Oliveira
    -Talia Dias.

    ResponderExcluir
  16. Nos tempos de eleições municipais os assuntos que são abordados pelos candidatos são obras para que todos tenham uma vida melhor com igualdade social.
    No vídeo e na letra da música foi abordado este tema mostrando que todos são iguais e merecem uma boa vida, não importa se são negros, brancos , indígenas ou alemães, etc..
    As diferenças existem e devemos esquece-las, devemos querer uma vida melhor para todos.
    Até mesmo animais adotam sem se importar com as diferenças.
    Foi preciso fazer uma música para que as pessoas lembrassem disso e mesmo assim muitos são racistas e preconceituosos.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A música nos diz que devemos respeitar ao próximo diferente de raça , sexo , igualdade financeira.
    A política por ter muita corrupção , está deixando de ajudar o povo. Eles se lembram do povo quando está na época de eleições.Muitas vezes as pessoas se vedem por cestas básicas , dinheiros entre outras coisas .
    Então a música nos faz pensar , em que mundo vivemos ?.
    Como dizia Bob Marley "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."

    ResponderExcluir
  19. No nosso mundo existe muito preconceito com cor da pele ,nossa origem ,tradições ,sexualidade, religiosidade ...
    Mas ninguém tem moral para julgar alguém porque somos todos iguais , não importa o jeito que voce vive ou deixa de viver .
    A politica no Brasil e muita corrupta,não administram o dinheiro como deve ser nas coisas que mais precisam e acabam muitas vezes roubando de nós .
    Por isso que o nosso IDH é baixo de mais . Mas se o Brasil mudar totalmente podemos ter o nosso IDH alto . Então devemos escolher bem quem ira governar o nosso país para que não haja tanta corrupçao e desigualdade social .

    ResponderExcluir
  20. O vídeo mostra a as drogas e opcional vc não é forçado a fazer oq não quer o vídeo mostra a ddstrucide o resultado e as marcas que esse produto deixa na pessoa e na vida dela quanto a dos amigos e familiares etc.

    ResponderExcluir