segunda-feira, 13 de abril de 2020

Intolerância Religiosa


69 comentários:

  1. O vídeo é muito bom,acho que cada um tem a opção de acredita no que quiser,e se todos conhecerem um pouco de cada religião poderia ser diferente

    ResponderExcluir
  2. Guilherme Soares Famer14 de abril de 2020 às 08:12

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo ressalta a falta de compaixão que temos com o próximo e o desgaste das pessoas com o preconceito com sua religião.
    Deveríamos olhar uns aos outros diferentemente do que aprendemos. Através da família, vem um ensinamento para tudo, normalmente se diferencia em cada uma,por isso às vezes achamos que algo novo é errado e o que existia pra nós que era o correto.
    Devemos parar de pensar desta forma e procurar se informar com os outros, assim evitando a falta de conhecimento. Respeitem o próximo independente de suas crenças, ninguém tem culpa pela sua ignorância!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim religião independente de qual seja todos tem que ter respeito porque ninguém é igual ninguém tem a mesma cor ninguém tem o corpo igual etc... então todo mundo tem uma diferença mais com essas diferenças as pessoas tem que respeitar igual e mesma coisa com a religião cada pessoa tem a sua então cada um deve respeitar a sua religião e a do outro quem sabe se todos tivesse respeito pelas diferenças das pessoas nosso mundo não seria bem melhor.
    Maiquiel Fernando dos Santos Guimarães

    ResponderExcluir
  5. A maioria dos argumentos do vídeo são baseados no senso comum, tal qual fica bastante evidente, quando o Cortella fala sobre o surgimento da intolerância, dizendo que advém da ignorância ou da crença que "o de fora do que eu penso, não tem validade alguma". Apesar de não estar errado, eu me aprofundaria mais na questão referente ao desconhecido, pois a pessoas tendem a desconfianca, ou até pavor, quando expostas ao "novo".
    Quanto ao problema da intolerância religiosa, eu acho que só se transforma realmente num óbice, quando ameaca a liberdade individual do cidadão. Fora isto, não é tão prejudicial.
    -Lucas 212

    ResponderExcluir
  6. Ana Carolina Aguiar 21214 de abril de 2020 às 09:17

    O conceito religião é caracterizado como um grupo de pessoas que seguem a mesma doutrina, buscando o mesmo propósito de fé e explicações para a sua vida.
    A intolerância religiosa é causada pela falta de conhecimento, com isto, pensasse que o outro é inferior e estranho, e também através da crença exclusiva, com isto, pensasse que aquilo que está fora da minha concepção, seja totalmente inválido.
    A intolerância religiosa não aumentou, mas sim, temos um aumento de denúncias. Para combater essa intolerância é essencial que seja conduzido ao convencimento (educar o indivíduo para não praticar) e a repressão (não aceitar que seja feito).
    Existem locais aonde as pessoas podem denunciar, caso sofram de ataques a sua doutrina, tais como, o disque 100, recorrente aos Direitos Humano.
    A religião é aonde cada um de nós encontra sua crença, explicações para a vida, é um refúgio para todas as respostas que não conseguimos encontrar no mundo racional.
    Nos ajudando também a evoluir como seres, a encontrar nossa verdadeira função, dar um sentido para nossa vida.
    Por isso não se deve ter agressões, sejam elas físicas ou verbais, para qualquer tipo de religião, pois a crença em que escolhemos seguir, é relativa a cada indivíduo, somos seres singulares, com suas próprias escolhas, costumes e opiniões.

    ResponderExcluir
  7. O vídeo é muito interessante e bastante informativo, servindo assim para nos explicar e mostrar o que realmente acontece na maioria das vezes. A religião sempre deveria ser respeitada por todo e qualquer indivíduo, independe se a opinião ou crença difere, pois se trata de respeito.
    Eu particularmente apoio todas as religiões e formas de crenças, e com certeza sempre será muito importante se descobrir diante das realizações pela força maior. Esse preconceito acabou se tornando maior justamente também por conta da internet, como diz Mário Sérgio Cortella, o que faz total sentido pois quem não tinha voz, agora tem, e infelizmente até mesmo as pessoas preconceituosas, mas o que também se torna bom, pois quem é consciente aprende a não se tornar igual.
    Esse tipo de coisa acaba me deixando triste, pois a empatia é uma coisa muito forte e que eu sempre elevo a frente, então seria muito mais fácil respeitar, do que criticar, pois temos a liberdade de pensamento e de ação, então qual o motivo de não usar isso para o bem?!

    Karoliny de Mellos Sala, 212

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Hoje vivemos em uma sociedade que se
    diz laica e antropocêntrica, porém isso está muito distante da realidade. O mundo tem mudado ao longo dos séculos, a religião sempre ocupou um papel importante na sociedade e por isso cada uma delas tem um significado especial para o seu povo, de que devem ter fé, seguir em frente e nunca desistir.
    Sabemos que muitas religiões sofrem um preconceito por causa de seus costumes que aos nossos olhos parecem estranhos, mas se analisarmos de uma maneira diferente?
    No Brasil o catolicismo e o cristianismo são as religiões mais comuns, o que seria o "normal", por isso as religiões africanas trazem costumes e práticas que parecem ofensivas ao nosso estilo de vida, porém nos países africanos onde tais religiões predominam o que é estranho e diferente são as nossas crenças e valores. Então podemos ver que muitas vezes não é um preconceito e sim algo que nos acostumamos a desprezar e ver como inferior. Por isso que deveríamos ver o mundo e as pessoas com outros olhos, deveríamos ver, conhecer e amar a pessoa e não a sua religião.

    Rafael Brum 212

    ResponderExcluir
  10. Juliana Santos - Turma 21114 de abril de 2020 às 10:19

    O vídeo aborda como assunto a intolerância religiosa e o preconceito. Teoricamente, a religião deveria unir as pessoas, entretanto devido ao preconceito, essa união não está acontecendo. Os indivíduos não respeitam a crença do próximo, de forma que julgam tal religião com extrema ignorância.
    Logo, devemos ter empatia e entender que por mais que não acreditemos na mesma coisa, cada ser humano merece respeito e tem o direito de seguir qualquer religião.


    Juliana Santos - Turma 211

    ResponderExcluir
  11. No vídeo vemos que a intolerância religiosa é pautada no desconhecimento e na falta de respeito com o modo de viver do outro. Porém intolerância é quando o outro é impedido de demonstrar sua fé mesmo que seja em sua igreja,terreiro,etc. sabendo disso não podemos dizer que cristãos sofrem intolerância religiosa no Brasil, sendo que tem uma banca evangélica no senado e "deus seja louvado" na nota de real.
    NATALY 211

    ResponderExcluir
  12. Alessandra Santos - Turma 21114 de abril de 2020 às 10:35

    O vídeo trata sobre a intolerância religiosa, que tem origem no preconceito, e seria a falta de respeito e empatia com as religiões existentes.
    As religiões africanas são as maiores vítimas dessa intolerância, visto que vivemos em uma sociedade extremamente racista. Podemos exemplificar isso falando sobre o termo "macumba", que primariamente era apenas uma palavra para designar um ritual que envolvia danças, músicas e oferendas. Porém, com o passar das anos, se tornou um termo pejorativo, simplesmente pelo preconceito sofrido.
    Todos nós, como cidadãos livres, temos o direito de tomar nossas próprias decisões. Do mesmo jeito que exigimos respeito, precisamos dar respeito. É necessário entender que existem muitos que pensam como nós, mas também, inúmeros que pensam de maneiras divergentes, nós precisamos aprender a lidar com as diferentes culturas que nos cercam. E falando de religião, o amor, a empatia e principalmente, o respeito, têm que prevalecer.
    A religião foi criada para unir as pessoas, não separá-las! Vamos ser mais tolerantes com o diferente. Vamos julgar menos e nos informar mais. Somente desse jeito construiremos a sociedade que tanto idealizamos!

    ResponderExcluir
  13. A intolerância religiosa ou preconceito com o 'diferente'é dada a qual modo cada país é desenvolvido o seu cultural , exemplo ? Podemos citar o Vaticano , eurocentrismo e patriarca , e devido ao modo de vida que é citado conforme o desenvolvimento cultural do país os cidadãos logo seguem a mesma linha citada e estabelecida pela elite , sendo um país cristão , logo terá base cristã e seus pensamentos ... Quando apresentamos outra religião fora do cultural de tal pais , surge a intolerância religiosa , exemplo "Candomblé" religião africana , não eurocêntrica , logo seus costumes e crenças será muito desigual ao modo de vivencia , e logo dando espaço para o preconceitos , comentários como : " Essa religião é do Satanás" , sendo que tal cultura não existe a presença de tal ser , como vimos na história do Brasil , índios convertidos a fé Cristã e não por vontade próprio e sim pelo achismo religioso ... Logo devemos nos perguntar... Quem está do lado certo desta história ? , quem obrigada um povo a si converter a algo que podemos citar como achismo , ou um povo que vive com sua cultura e particularidades.

    ResponderExcluir
  14. Cleison Mattos 211
    O video mostra muita falta de respeito com outras religiões... Mas também a se for muito religioso pode te fazer mau como ficar preso a religião e so a religião da pessoa é certa
    Cada religião tem sua cultura seu Deus maior e não podemos obrigar ninguém a ir em uma igreja, salão ou terreiro vamos respeitar e esse vídeo mostrou a realidade do que nos vivemos e também temos que ter compaixão com as pessoas que acreditam e tem seus espaços de religião

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. O vídeo aborda a intolerância religiosa, que acontece pela falta de respeito e conhecimento sobre as demais religiões além da própria, pensando assim que as crenças do outro são inferiores, e que quaisquer religiões diferentes da sua são inválidas.
    É preciso entender que apesar de haver muitas pessoas com as mesmas crenças, também irão existir pesssoas que pensam diferentes de nós, e não há problema algum nisso, pois somos pessoas livres para tomar nossas próprias decisões, e se queremos respeito quanto a isso, também é preciso respeitar as opiniões de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  17. Luciana Pia turma 31114 de abril de 2020 às 13:25

    O vídeo retrata um assunto não muito falado na nossa sociedade,a intolerância relligiosa. A mesma é dada pela falta de conhecimento e empatia. As religiões mais atingidas pela intolerância religiosa são as afrodescendentes, o que esta diretamente ligado ao racismo.
    As religiões de descendência africana infelizmente são muito comparadas a coisas negativas ou até mesmo comparadas a magia maléfica. E isso vem de muito tempo implantado em nossa sociedade.
    Uma forma de dimimuir a intolerância seria se informando, buscando saber sobre e não simplesmente formular um conceito baseado no achismo. E outra forma seria ter mais empatia do próximo, aceitando o diferente como diferente e não como ruim.


    Luciana Pia, turma 311

    ResponderExcluir
  18. André Leonardo
    O vídeo fala sobre a intolerância religiosa, usando como exemplo as religiões afrodescendentes e um pouco do budismo, mesmo ainda sendo consideravelmente alta, o vídeo mostra que a rejeição a intolerância por sorte é cada vez maior, o país laico é algo que incomoda algumas pessoas por não ter sua própria religião como dominante, pessoas com esse tipo de preconceito normalmente pensam que só o que elas pensam está certo, de qualquer jeito o preconceito é algo que eu sei que um dia vai desaparecer, uma pena que todos os humanos já vão estarem mortos.

    ResponderExcluir
  19. Júlia 211

    Bom o vídeo aborda um assunto muito interessante, onde fala da intolerância religiosa, as pessoas acham que todos tenham que seguir o mesmo padrão de religião, se a pessoa segue uma diferente já tem um preconceito maior, a religião que mais tem preconceito hoje em dia é o candomblé, acredito que cada pessoa tem o seu livre árbitro de seguir sua religião, e ninguém tem nada haver com a escolha do outro! O único jeito de diminuir o preconceito seria pesquisar mais sobre o assunto e entrar mais a dentro e procurar saber antes de apontar ou fazer certo comentário maldoso sobre tal religião!

    ResponderExcluir
  20. Pietra Carniel - 31114 de abril de 2020 às 17:39

    Eu acho que o vídeo abordou o assunto de um jeito muito bom, porque não favorece nenhum lado. E sem demonstrar opiniões.
    A intolerância religiosa é vista no Brasil com clareza, e realmente é com as religiões afrodescendentes e que está ligado com o racismo.
    Acho realmente muito bom e importante, que o nosso país tenha uma postura laica, e que tenha aumentado os recursos de ajuda para esse problema e de outros. Não sabia da amplitude do disque 100.

    Pietra - 311

    ResponderExcluir
  21. Christian Martins - Turma 21114 de abril de 2020 às 17:53

    o vídeo trata sobre intolerância religiosa que mostra a discriminação contra as pessoas e grupos que têm diferentes crenças ou religiões,quando a pessoa age com indiferença, violência ou de qualquer outro modo para humilhar, perseguir, discriminar ou agredir alguém por ter uma religião ou crença diferente de outra pessoa não conhecer as culturas e julgar como acredita,todos os tipos de religiões e crenças devem ser respeitados.

    ResponderExcluir
  22. Eduarda Conceição Pacheco dos Reis-11115 de abril de 2020 às 06:49

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Daiane Nunes- Turma 311
    A intolerância religiosa é o ato de discriminar, ofender e rechaçar religiões, liturgias e cultos, ou ofender, discriminar, agredir pessoas por conta de suas práticas religiosas e crenças.
    A intolerância religiosa está marcada na história da humanidade, principalmente porque, no passado, era comum o estabelecimento de pactos entre as religiões, em especial as institucionalizadas,como o cristianismo, e os governos.
    A intolerância religiosa também é o desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas. Podemos considerar como atos intolerantes as ofensas pessoais por conta da religião ou as ofensas contra liturgias, cultos e outras religiões. Ações desse tipo, em suas formas mais graves, podem resultar em violência, como agressões físicas e depredação de templos.
    E como podemos ver a intolerância ainda é bastante comum até mesmo nas salas de aulas, pois assim como tem gente que respeita a opinião e a religião do próximo também existe aqueles que não respeitam !!

    ResponderExcluir
  24. A intolerância religiosa está muito ligada no preconceito, onde religiões de origem africana são as mais atingidas.
    Vivemos em um país com diversas religiões, onde uma das principais é a Católica, que também é uma das mais antigas, então seus ensinamentos muitas vezes são antiquados, e precoce ao julgar outra religião, e isso acaba afetando as outras religiões, pois o que é passado para os seus fiéis são mensagens de ódio com as outras religiões, como se os outros estivessem errados ao não segui-los.
    Em geral todo ato de violência, ou preconceito é causado pela falta de conhecimento, claro que toda religião tem seu lado bom e ruim, mas nenhuma deve ser generalizada como apenas feita para fazer o mal.
    Nos últimos tempos houve um grande aumento de denúncias por casos de intolerância religiosa, não que a intolerância esteja aumentando, mas aumentou o número de legislações que protegem a liberdade religiosa.
    A minha opinião em meio a tudo isso, é que a religião é feita para passar valores, princípios e principalmente respeito e amor ao próximo, e é isso que tem que ser lembrado e levado a sério sempre, o que todos tem em comum é a fé, mesmo que não seja a mesma que a sua, você reza noite pelo bem da sua família enquanto alguém de outra religião esta orando pelo bem da sua família, o importante é sempre lembrar que todos são seres de sentimentos e de fé, e lembrar-se de algo que é universal: Ame o próximo como a ti mesmo

    ResponderExcluir
  25. O video aborda um assunto tanto necessário quanto polêmico. As religiões devem ser respeitadas por todos, mas não é bem assim... Muitas pessoas tem preconceito com as diversas doutrinas que existem. As religiões são as guias que as pessoas usam para dar sentido a sua vida e não estar sozinhos. Eu não tenho religião mas acredito que exista um bem maior, que criou tudo e que esta olhando para nós... Eu tenho muitas duvidas sobre a minha própria fé mas isso não faz que eu não respeite as outras religiões e doutrinas. Ser de uma religião eu não sei, mas que devemos cuidar do nosso corpo e do nosso planeta sim! É a nossa casa e em todas religiões tem um criador de tudo, então cuide e ame a sua casa. O mundo precisa de você e de sua fé independente da religião. Espalhe amor independente do ódio que receba, sempre a retorno de alguma forma.
    Acredito no bem e no mal e que um dia vou ter meu julgamento. Faça valer a pena sua vida na terra!

    ResponderExcluir
  26. O vídeo relata a intolerância religiosa que é uma forma de preconceito por conta da religião. Geralmente, a intolerância religiosa manifesta-se por meio de discriminação, profanação e agressões. No Brasil, esse problema está relacionado majoritariamente ao racismo, pois a intolerância religiosa é praticada, em maior escala, contra os adeptos das religiões de matriz africana. Nesse caso, a intolerância religiosa carrega uma vontade de anular a crença associada aos povos originários da África. Este tipo de preconceito só existe pelo achismo que a sua religião é melhor do que a do outro. Infelizmente ela ainda é uma realidade que martiriza as comunidades em todo o mundo, mas que pode mudar apenas com um simples gesto: tendo respeito pelo outro...

    Delciani - Turma 211

    ResponderExcluir
  27. O vídeo tem como pauta a  intolerância religiosa que é uma forma de preconceito por conta da religião. 
    A falta de compreensão com o outro  é muito comum em ambientes religiosos, um local que, em minha opinião,
    seria para aproximar pessoas.
    Todos temos que ter respeito pois, não acreditamos na mesma coisa e temos esse direito. Acredito ser essencial trabalhar com esses assuntos, ampliando assim, nossos conhecimentos...

    Laura Gomes/211

    ResponderExcluir
  28. Intolerância religiosa do existe para as outra religiões para a católica não,no vídeo achei curiosos ele falando sobre a macumba mas algo que ele peca que é macumba não é pra fazer o mal o algo do gênero e,quando os escravos que fugiram deixavam comida para os companheiro fugirem,pq a intolerância religiosa hj em dia , por causa da sociedade “boa samaritana,” que a pior sociedade que tenta educar os filhos na “religião certa”
    Paulo Gomes-311

    ResponderExcluir
  29. Intolerância religiosa

      Grande parte da história da sociedade está baseada intrinsicamente com a intolerância religiosa. Nossa sociedade patriarcal construída a partir de dogmas religiosos de matriz cristã inquestionavelmente tende ao desprezo dos diferentes seguimentos do pensamento e crença humana.
       Essa doutrina católica em destaque na  sociedade vem de sua força desenvolvida na história, especialmente europeia, donde as questões classificadas como válidas, inquestionáveis e verdadeiras tem origem.
      As religiões de matriz africana são o alvo principal deste preconceito, exatamente pela questão racial ligada a visão eurocêntrica de que negros não tem almas, são inferiores e desumanizados. Este desprezo a estas religiões fundamentalmente negras tornou-se  senso comum na nossa sociedade racista, vista como demoníaca.
       Nossa sociedade foi construida a partir dos dogmas europeus, enraizados nos nossos ideais, e que é de extrema dificuldade sua desconstrução devido a nossa tendência ao desconhecimento e/ou a falta de interesse em conhecer e aceitar o diferente.
      As práticas religiosas não católicas no nosso momento atual ainda sofrem e irão sofrer tais ataques sem fundamento mesmo tendo todo o acesso à informação por que é um preconceito seletivo, onde a opinião retrógrada e extremista escolhe não informar-se.
    O estado também tem um fator de exclusão para as religiões não católicas, o mesmo como sendo laico não deve promover ou excluir nenhum campo religioso, ainda assim, podemos perceber que a grande maioria dos feriados nacionais e internacionais de cunho religioso é unicamente católica.  O estado é laico mas temos frases religiosas nas nossas cédulas. O estado é laico mas que Deus esteja acima de tudo.

    Laís Andrade- 311

    ResponderExcluir
  30. Jeferson Boeira dos Santos15 de abril de 2020 às 11:28

    A intolerância religiosa ainda é uma realidade em todo o mundo e no Brasil, esse problema está relacionado majoritariamente ao racismo, pois é praticada, na maioria das vezes, contra os adeptos das religiões de matriz africana. A intolerância religiosa é o ato de discriminar, ofender religiões, liturgias e cultos, ou ofender, discriminar, agredir pessoas por conta de suas práticas religiosas e crenças. Intolerância religiosa é sempre fruto de um pré-conceito sem embasamento, resultante da ignorância de uma crença fanática que acredita que só seu pensamento é válido. É baseada no fanatismo e precisa ser enfrentada pela educação ou pela repressão. Para que possamos diminuir tamanhas intolerâncias é necessário compreendermos que vivemos em um mundo plural, formado por pessoas diferentes que somente o respeito mútuo pode garantir uma convivência saudável em sociedade.

    Jeferson Santos - 111

    ResponderExcluir
  31. O vídeo é muito importante, pois fala sobre as diversas religiões e também esclarece dúvidas, para que não haja mais preconceito. Na minha opinião, todos nós temos o dever de respeitar o próximo, independente da sua religião, da sua condição financeira, sua cor, seus gostos... Vivemos em uma sociedade onde o ser humano tem dever de ser livre para expressar seus pensamentos e suas escolhas. Se você não sabe amar, deve respeitar.
    Amanda Lopes - 212

    ResponderExcluir
  32. O vídeo aborda um assunto que não é muito falado nos dias de hoje que é a intolerância religiosa que é uma forma de preconceito por conta da religião.
    Existem diversas religiões mas as que mais sofrem intolerância são as religiões africanas.
    Todos tem o direito de escolher a sua religião,mas temos que aprender a respeitar a religião do outro,assim como tem pessoas que são da nossa religião terá outras que serão de religiões diferentes.
    Camila-212

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  35. O vídeo é bem informativo, falando sobre as diferenças de crenças entre as pessoas, muitas dessas pessoas acabam julgando a outra por não ser da mesma religião que a sua, acaba sendo ignorante, intolerante e etc. mas temos que entender que ninguém é igual a ninguém, e que se tem alguma pessoa com a religião diferente do que a nossa só temos que respeitar essa pessoa, independente da sua religião, seja qual for a religião. Esse tipo de preconceito é muito causado hoje em dia, as pessoas não sabem respeitar a opinião e a crença dos outros, e com isso acaba fazendo um preconceito contra a religião da pessoa.Cada um de nós escolhemos o que seguir e o que acreditar. Se todos fizer a sua parte de respeitar iremos viver em um lugar sem intolerância e com mais respeito.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. O que se vê nitidamente que anda junto com a intolerância é ignorância utópica e falta de conhecimento sobre outras culturas, e o que se percebe é que isso acontece por uma fantasia preconceituosa que as pessoas tentam fazer com a sociedade, como o Mário Sérgio Cortella disse, o Brasil não pode ser um país movido por um governo teológico, mas ao mesmo tempo o que vemos são políticos que agem com total influência religiosa (principalmente atrelado ao cristianismo), e assim influenciando cada vez mais as pessoas a serem intolerantes a outras religiôes,nenhuma crença pode ser inferiorizada a outra, e quando um cristão por exemplo faz isso, dentro de sua religião ele mesmo está indo contra sua crença já que Jesus sempre falou de igualdade e respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  38. Bianca Moreira - 211
    O vídeo fala sobre a intolerancia religiosa e o preconceito que as pessoas tem sobre outras religiões que não sejam as delas mesmas, pensando que a religião do outro é inferior só por ser diferente, e que qualquer religião que não seja a sua é "ruim".
    As religiões africanas são as que mais sofrem preconceito, já que infelizmente vivemos em uma sociedade racista, e também por ser cultuada de forma diferente, é vista como uma religião ruim.
    Cada religião tem uma forma diferente de ser cultuada e devemos respeitar qualquer tipo de religião, mesmo que sejam diferentes da nossa, afinal, se queremos respeito sobre a nossa religião, também devemos respeitar a do outro pois as pessoas são livres pra acreditar e cultuar o que elas quiserem.

    ResponderExcluir
  39. Heber Luan 311
    Saber respeitar as diferenças entre religiões é sinônimo de saber viver em sociedade.Com base no respeito religioso, pode-se gerar uma sociedade melhor e justa para todos.Sem julgar e desrespeitar as religiões dos demais.

    ResponderExcluir
  40. Este vídeo é bem informativo, porque fala sobre um assunto que não é muito falado,e na maioria das vezes isso acontece pela falta de conhecimento com a religião do próximo, na minha opinião o que mais falta nas pessoas que praticam esse ato é a empatia, nos dias atuais ninguém mais se importa com o outro e eu não me conformo com isso, porque basta respeitar a opinião do próximo e entender que cada um tem a sua religião e crença e para que se tenha respeito é só ter empatia com o próximo.

    ResponderExcluir
  41. Ketyllene Oliveira - 311
    O vídeo aborda um assunto não muito falando em nossa sociedade, a intolerância religiosa.
    A intolerância religiosa é caracterizada quando uma pessoa não aceita a religião ou crença de outro indivíduo.
    Tal atitude se manifesta desde as críticas em âmbito privado, as piadas, agressões verbais e físicas, ataques aos locais de culto e até ao assassinato.
    Infelizmente, a intolerância religiosa ainda é uma realidade que persiste em comunidades e em todo o mundo. No Brasil, esse problema está relacionado ao racismo, pois a intolerância religiosa é praticada, em maior escala, contra os aspectos das religiões de matriz africana. Nesse caso, a intolerância religiosa carrega uma vontade de anular a crença associada aos povos originários da África.

    ResponderExcluir
  42. Luiz Antônio 212

    O vídeo ressalta um assunto esquecido e que é extremamente importante. Esse vídeo é fundamental para as pessoas que não tem nenhuma informação, e que saem insultando qualquer outra religião que não seja a sua. Uma coisa que as pessoas tem que entender é que vivemos em um país laico e em um mundo que vivem mais de 7 bilhões de pessoas e todas elas tem opniões e religiões diferentes, ou seja todas as pessoas tem uma doutrina diferente e tem que ser respeitada por todos.

    ResponderExcluir
  43. O assunto desse vídeo é um problema constante na vida de milhares de pessoas,a intolerância religiosa,pessoas que não respeitam a fé de outros ou acham que a sua religião é superior.
    Quem usa violência,agressão tanto psicológica como física contra algo ou alguém em nome da religião não sabe o que a própria significa,e independente da religião se acredita ou não como pessoa deve respeito a todos.
    Laisa matos 212

    ResponderExcluir
  44. O vídeo aborda um tema bem interessante e pouco falado. Podemos observar que a intolerância religiosa ta muito ligada com o preconceito, em que as religiões africanas são as mais atingidas.
    Devemos respeitar as diferenças e ter mais compaixão com o próximo

    Rafaela Soares 311

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. GIOVANA CORREA RIBEIRO-311
    O vídeo aborda um tema muito interessante, e principalmente pouco falado corretamente, existe ainda muito tabu em nossa sociedade com todas as religiões. Acho importante que nas escolas ensinem sobre as religiões e principalmente a respeitar as diferenças entre elas. Que possamos usar nossos meios de comunicação para mostrar que respeito deve ser mútuo e que não podemos aceitar o pré-conceito com as religiões, não devemos nos calar. Mas sim mostrar que se você é ou não praticante ou se você crê ou não. Você tem direito sim de ser respeitado


    GIOVANA CORREA-311

    ResponderExcluir
  47. O video fala sobre a intolerância religiosa onde o preconceitos com as religiões, tendo como principal alvo as religiões de matriz africana, as quais acabam sendo tachadas de macumba por assimilarem-nas a trabalhos feitos atraves de sacrificios animais. Outrossim, cabe ressaltar que boa parte dessa intolerância advém de tempos passados onde certa religião com um unico Deus era imposta como "correta", sendo qualquer exercicio religioso divergente deste posto em julgamento e muitas vezes rechaçado socialmente.
    Nome:João Vitor Sampaio pinto Turma:212

    ResponderExcluir
  48. O vídeo aborda um tema muito importante que é a intolerância religiosa que seria quando um indivíduo apresenta falta de vontade de respeitar a crença religiosa do outro.
    A maior parte da intolerância se dá com as religiões afrodescendentes . Muito dessa intolerância vem de não conhecer e saber respeitar a escolha do outro.
    Na minha opinião o que falta em muitas pessoas e saber respeitar a crença do outro e não querer impor a sua crença, eu não tenho religião mais eu prezo sempre por respeitar.

    ResponderExcluir
  49. Manuela Barufi
    Turma 211

    O vídeo fala sobre intolerância religiosa, uma coisa que acontece muito hoje em dia. Eu acho que religião é um conjunto de pessoas que acreditam na mesma doutrina, mesma crença e seguem uma mesma fé, e independente de qualquer religião, você não precisa acreditar no que ela acredita, apenas respeite. Achei esse vídeo muito bom, bem emocionante e educativo.

    ResponderExcluir
  50. Ana Carolina Peres, turma 211

    O vídeo relata o que é intolerância religiosa e como ela acontece, que geralmente é por dois fatores: um que seria o desconhecimento de uma certa religião e se basear pelo preconceito da sociedade em geral, e o outro fator, que seria a negação de qualquer outra religião a não ser a que você acredita, então é aí que começa a intolerância religiosa. O que nos lembra o nosso libre arbítrio e o direito de expressão livre, que seria, cada ser têm o direito de escolher o que quer ser, o que quer fazer, e claro o que quer seguir.
    O vídeo relata também o que é religião, e vimos que nada mais é do que um grupo de pessoas que compartilham da mesma doutrina/crença.
    Olhando este vídeo vimos o quanto a intolerância religiosa é extensa e que a cada dia mais as denúncias vem crescendo e tornando um assunto bem comentado e importante de se saber o que é e como acontece. Pois é direito de cada indivíduo ser livre para escolher o que quer para a sua vida, por isso devemos respeitar e não recriminá-lo ou denegrir sua imagem, família e negócios.
    Respeito acima de opiniões!

    ResponderExcluir
  51. religião, como fala no vídeo. Existem pessoas que julgam a religião sem nem mesmo conhece-la só por ouvir dos outros. Eu acho que devemos respeitar a religião de todos, e não julgar a pessoa pela sua religião. Cada um tem sua religião temos que respeitar e não discriminar a religião do outro. A religião é para unir as pessoas e não critica-las.

    ResponderExcluir
  52. O vídeo aborda a intolerância religosa. Ato considerado criminoso desde 1989. Crime praticado por muitas vezes de não conhecer determinada religião ou por senso comum da sociedade. Um vídeo de extrema importância que me fez refletir. Tenho familiares espíritas, católicos e seguidores de religião de matriz africana. Convivi todas essas religiões quando pequena e desde então aprendi a respeitar cada uma delas.

    Manoela Teixeira Mesquita, 311

    ResponderExcluir
  53. A intolerância religiosa é uma pura falta de empatia, porque as pessoas sempre vão ter medo do ‘’diferente’’ mas ao invés de pesquisar sobre/procurar saber mais prefere sair disseminando ódio por aí, as religiões afrodescendentes são as que mais sofre porque está ligado com o racismo. As pessoas deveriam ser mais compreensivas com as diferentes religiões já que o propósito de todas é semelhante.

    Samara Fachin
    Turma:311

    ResponderExcluir
  54. Raquel da Silva dos Santos, turma 211.

    O vídeo fala sobre intolerância religiosa e como a falta de conhecimento e respeito tem gerado muitos atritos entre religiões. Em todas elas é pregado o respeito, mas seus próprios membros não praticam. Deveríamos buscar saber melhor sobre as religiões e aquilo que elas acreditam antes de falarmos alguma coisa ofensiva para praticantes dessa religião. Como vimos no vídeo, a intolerância religiosa vem crescendo muito no mundo todo, principalmente com as religiões de origem afro, um exemplo bem comum que falou no vídeo é a macumba, que as pessoas utilizam até mesmo como termo pejorativo, sendo que na maioria das vezes nem sabem o que é.
    Temos que respeitar mais, nos colocar no lugar das outras pessoas e ver o peso que as nossas palavras tem.

    ResponderExcluir
  55. O vídeo aborda um assunto bem polemico, porém muito importante a se discutir. Pelo fato de que a intolerância religiosa acaba atacando mais as religiões afrodescendentes, um reflexo também da questão do racismo, e também, por ser algo muito presente em nossa sociedade. Pode-se ver que o vídeo aborda o assunto de uma forma neutra, respeitando todas as crenças.
    A intolerância religiosa acaba acontecendo por certa falta de empatia e conhecimento, que está presente em nossa sociedade a milhares de anos. Um exemplo, a intolerância da igreja católica na idade media com relação as outras crenças na época.
    Uma forma de combater essa pratica, é trabalhando a empatia e procurando pesquisar e buscar mais conhecimento sobre as outras crenças.

    Juliana Rossato, turma 311

    ResponderExcluir
  56. Vitória Alessandra Da Silva Pavão 31117 de abril de 2020 às 16:23

    Bom eu achei muito interessante o vídeo porque não defende uma religião específica, isso é muito bom porque abrange todas religiões. A intolerância religiosa é uma ação de preconceito contra uma religião específica, é bem vista no Brasil, e é com as religiões afrodescendentes que está ligado o racismo. Acredito que acontece por falta de conhecimento ou empatia, todos deveriam buscar saber mais sobre todas religiões para assim não julgar ou falar coisas que não sabemos.
    Este assunto ele é pouco abordado nos dias atuais, e com esse video eu consegui ver a importância do assunto, eu acho que as pessoas deveriam ser mais compreensivas, então acima de qualquer opinião deveria ter respeito, porque é o direito da outra pessoa escolher qual religião quer seguir, falta empatia nas pessoas.

    Vitória Alessandra da Silva Pavão - 311

    ResponderExcluir
  57. O vídeo aborda a questão de que a intolerância religiosa só existe pois o ser humano em geral não tem a capacidade de amar a si mesmo, quem dirá o próximo. Também fala bastante sobre a Umbanda, uma religião brasileira que sintetiza vários elementos da cultura africana, sendo a mais julgada pela população. Eu particularmente não sabia da importância do disque 100 em relação às religiões, achei que foi informativo e necessário para o foco do tema tratado.
    Assim como o vídeo mostra, as pessoas não estão acostumadas com o novo, com algo diferente do que eles próprios vivem e vivenciam, fazendo com que menosprezem a crença de um grupo de pessoas que seguem rigidamente sua doutrina. A ignorância e desprezo são coisas que deveriam ser ensinadas a todos com mais importância, tento analisar as coisas de uma forma geral, pois se uma pessoa acredita tanto em algo que aquilo se torna uma verdade pra ela, acontece o mesmo com a outra que tem o pensamento completamente diferente, então tudo em que acreditamos tem valor.

    Ana Paula Martins, 311

    ResponderExcluir
  58. O Brasil se diz ser um país laico, mas a verdade é que a maioria das pessoas dizem não ser preconceituosas mas elas são o preconceito não vem só das religiões, vem tambem da raça, cor e etnias. As pessoas não sabem respeitar o diferente todos querem ser respeitados mas não respeitam.
    O documentário é sobre diversas religiões cada uma falando um pouco sobre si e falando suas diferenças...

    Morgana Weschenfelder
    212

    ResponderExcluir
  59. Vemos no vídeo que a intolerância religiosa é uma forma de preconceito por conta da religião da pessoa. Geralmente a intolerância religiosa se manifesta por meio de discriminação, desrespeito e agressões... conseguimos ver tbm que a intolerância religiosa é um mal que atinge não só o Brasil mas como todo o mundo. São como atitudes e ideologias que caracterizam a falta de respeito pelas religiões que possuem crenças diferentes das suas.

    ResponderExcluir
  60. O vídeo trata um assunto polêmico, que não costumamos comentar sobre no nosso dia a dia. A intolerância religiosa é causada pelo desconhecimento de tal religião, ou até mesmo pela falta de empatia e de bom senso do ser humano.

    ResponderExcluir
  61. O vídeo relata muito bem como acontece a intolerância religiosa, que é meio irônico porque a religião deveria unir as pessoas, muitas vezes pessoas que acreditam em coisas diferentes discutem entre si tentando provar que a sua religião é "verdadeira", ignorando o fato de que somos livres para fazer e acreditar no que quisermos

    Luiz Filipe 211

    ResponderExcluir
  62. O vídeo é muito bom, pois demonstra o que muitas pessoas de várias religiões sofrem diariamente, como violência física, verbal e virtual. Isso apenas demonstra que a intolerância religiosa é fruto de um longo processo histórico de doutrinação.
    Eu me considero atéia, ou seja, não acredito em deuses ou algo do gênero, e sempre que revelo isso a algumas pessoas sinto um pouco de ignorância e preconceito, muitas vezes ouço comentários horríveis. Mas mesmo com isto, sempre tive e tenho total respeito por todas as religiões e instituições religiosas que pregam e fazem o bem.

    Carol-311

    ResponderExcluir
  63. A intolerância religiosa é o preconceito vindo de alguém para com outra pessoa ou grupo de pessoas que manifestam uma determinada fé. Nos dias atuais, é assustador ver como esse preconceito tem gerado diversos conflitos entre os homens e, por diversas vezes, muitos são até mortos por causa de sua fé. Principalmente nos países asiáticos essa intolerância religiosa é mais forte, porém, em todos os países vemos esse fenômeno atuando, inclusive no Brasil. Devemos repensar nossas atitudes e mudar nosso modo de agir, respeitando a fé de cada um, até por que, nossa religião não nos torna diferente do outro, somos todos iguais, e merecedores de respeito.

    gustavo hilario - 211

    ResponderExcluir