quinta-feira, 23 de abril de 2020

Valores Humanos

        O homem é um ser incompleto e que para viver precisa da ajuda de outras pessoas e também precisa se prover de várias coisas.
                       
    É CARACTERÍSTICA DO SER HUMANO AVALIAR TUDO.

        Como necessitamos de muitas coisas, é natural que analisemos e julguemos o que é melhor para nós. Ao fazer isso, estamos estabelecendo valores. Para compreender melhor os valores, vamos dividi-los em quatro grupos: - valores materiais; - valores estéticos; - valores morais; - valores religiosos. 

 OS VALORES MATERIAIS: Os valores materiais são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades de nosso corpo. Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimentos por exemplo ninguém vive. Outros valores são úteis, mas dispensáveis, como uma bicicleta, por exemplo. Outros chegam a ser supérfluos.

 OS VALORES ESTÉTICOS: Os valores estéticos referem-se ao nosso gosto em relação à beleza. Ao combinar as cores das roupas que vamos usar ou ao escolher a flor que achamos mais bonita, estamos atribuindo valores estéticos. É no campo das artes que o homem tem a melhor oportunidade de manifestar seus valores estéticos. A literatura, a música, o teatro, a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, o cinema e a fotografia __ cada uma das artes é fonte de prazer e alegria, necessários à existência humana. Cada indivíduo, cada geração, cada sociedade tem seu gosto artístico. É lamentável que a pobreza prive grande parte da humanidade da convivência com as artes. 

 OS VALORES MORAIS :Os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade. São exemplos de valores morais a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça. Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Por exemplo: é muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade.

 OS VALORES RELIGIOSOS: Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens e vive-versa. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos. 

 ATIVIDADE: Você acha importante os valores estarem inseridos nos seu cotidiano? Qual deles é mais importante? Produza um comentário colocando a importância de cada grupo na sua vida; A atividade pode ser enviada para o email (cleunice-nice@hotmail.com) ou postada no Blog:

18 comentários:

  1. Sim,Porque eles nos ajudam a sermos pessoas melhores e o mais importante pra mim é o VALOR MATERIAl

    Italo 8 ano

    ResponderExcluir
  2. Abner Glenzel
    Como o texto fala é da nossa natureza analisarmos, e muitas vezes julgarmos algo, e como fala o texto, quando fazemos isto estamos estabelecendo valores. Entre eles eu acho que o mais importante seria o valor moral, por que por mais que falte algo na pessoa que você julga como importante, ela nunca vai quebrar a sua palavra.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito importante as pessoas ter valores, os valores ajuda as pessoas a ser melhores mais legais mas dedicadas para ter mais respeito ao próximo para saber que você não é melhor do que ninguém.
    Eu acho que todos são importantes.
    Pra mim todos são importantes mais valores matérias é um pouco mais por que eu acho que querer alguma coisa ja é um valor matérias

    José Luiz 8°ano

    ResponderExcluir
  4. JOÃO LUCAS GOMES COSTA 9º ANO24 de abril de 2020 às 13:40

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Nátaly-8° ano
    Eu acho todos os VALORES HUMANOS muito importantes, e para mim cada um tem sua importância:
    VALOR MATERIAL- concerteza faz toda a diferença, graças a ele temos agasalhos, alimentos, etc...
    VALOR MORAL- São necessários para nosso cotidiano, para que podemos nos relacionar de várias formas com outras pessoas e isso acaba nos dando uma boa reputação.
    VALOR ESTÉTICO- São indispensáveis para termos nosso próprio estilo e é útil para que tenhamos nossa própria personalidade...
    VALOR RELIGIOSO- É ótimo para que assim tenhamos um tempo só pra si, e também é importante para que adquirirmos fé, esperança e termos um ligamento com Deus...

    ResponderExcluir
  6. JOÃO LUCAS GOMES COSTA 9º ANO24 de abril de 2020 às 14:37

    Bom, esses valores são muito importantes para meu cotidiano. O mais importante que eu acho para mim é o VALOR MORAL, porque com ele temos caráter, e conseguimos julgar algo, o que é importante, ele é o mais importante para mim, porque eu consigo ser verdadeiro numa sociedade, fui educado para se dar bem e respeitar qualquer tipo de pessoa, com base familiar conseguimos ser pessoas de honra, responsáveis e conscientes. Falando sobre os outros valores, também são muito importantes, porque com eles formamos nossa personalidade. Basicamente todos são importantes para meu cotidiano, o Valor Material porque eu devo comer para sobreviver e etc, o outro importante é o Valor Estético, é outro muito importante, porque com ele eu consigo mostrar que sou, em forma de arte, consigo combinar roupas para usar, para ir bonito nos lugares. O último Valor é o Religioso, é muito importante, com ele eu consigo ter fé, acreditar em algo e seguir acreditando. Portanto todos formam um ser humano, eles fazem parte de nossa vida e com eles formamos nossa personalidade, costumes e deveres.

    ResponderExcluir
  7. João Vitor Homem 8° ano

    Todos os valores são muito importantes,
    O valor material para mim são muito importantes por que sem alguns deles eu não sobrevivo mas na maioria das vezes são dispensáveis, os valores estéticos também são importantes, são aqueles que me deixam confortáveis em relação a roupa q eu uso meu corte de cabelo etc... Para mim os valores morais são os mais importantes, que com ele as pessoas vivem mais verdadeiras, justas e etc... Os valores religiosos para mim são importantes para desenvolver nossa fé, nossa crença em deus que é um ser superior a gente que a gente deve acreditar

    ResponderExcluir
  8. Abner Glenzel 9° Ano

    É importante na minha vida o valor material para que eu consiga a ter uma vida estável e até mesmo concluir a meus estudos. O estético é superfulo dependendo do ponto de vista que é olhado, pois não nesecitamos de plástica ou transformações radicais mas precisamos sim nos sentir bem conosco ou mesmo. O valor moral é essencial na vida do ser humano pois é transmitido a nós, nos primeiros anos de nossas vidas e deve nós acompanhar ao longo dela.
    A religião é importante na minha vida porque ela trás esperança, e acredito se importante para uma sociedade, pois precisamos acreditar em algo maior, ela nos traz significado a vida e acreditar num amanhã melhor.

    ResponderExcluir
  9. Jenifer Prado-8° ano

    VALORES MATERIAIS:assim como todos ele é muito importante, pois temos alimentos, roupas, e outras coisas essenciais do dia a dia.

    VALORES MORAIS: é importante pois precisamos dele para viver bem em sociedade,ele ajuda em nossas relações do cotidiano.

    VALORES RELIGIOSOS: ótimo para depositarmos nossa fé em nossas crenças ou religião.

    VALORES ESTÉTICOS:super importante para definir nosso estilo e personalidade de diversas formas.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião os valores morais têm grande importância para sociedade por que acima de qualquer outro o respeito deve vir sempre em primeiro lugar diante de tudo Isso envolve aceitar determinadas coisas, esses valores são impostos pela sociedade desde o nascimento e são aperfeiçoados com o passar do tempo.



    Gabriela 9°ano

    ResponderExcluir
  11. *Valores morais* são os conceitos, juízos e pensamentos que são considerados “certos” ou eerrados"por determinada pessoa ou sociedade. *Os Valores Éticos* orientam a forma de agir de um indivíduo ou um grupo, em uma determinada sociedade.
    *Os valores matérias* São aqueles que satisfazem as necessidades do nosso corpo. Sendo assim, alguns valos indispensáveis como alimento. Ou seja, é algo necessário á vida..
    *Os valores religiosos* A religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas (ritos), relativos a certos sentimentos manifestados perante o divino por uma dada comunidade de crentes, obrigando-os a agir segundo uma lei divina para puderem ser salvos, libertos ou atingirem a perfeição.

    ResponderExcluir
  12. Que legal! Como são importantes os valores!! Estamos vivenciando muitas situações de inversão destes valores. Precisamos reconstruir esse caminho com os educandos! Mas nossos representantes não estão sendo exemplo.

    ResponderExcluir
  13. Tales Raymundi Souza, 9° ano

    Para mim, os valores morais e materiais são os mais importantes! Pois, sem valores morais, eu não tenho uma personalidade, um caráter, e sem valores materiais eu não saberia o que é essencial para "sobreviver". Por exemplo: Um cachorro de rua, ele sabe o que é essencial para a sobrevivência dele, que seria água e comida, assim como... Ele também sabe que ele é maior do que uma pomba (por exemplo), e que ele tem uma vantagem sobre ela, pois ele sabe das suas capacidades e de que naquele momento ele é um predador, porém... ele não dá a mínima para valores estéticos (quando se trata de "bonito" ou "feio"). Ele não crê! Ele está ali para fazer o que ele precisar dentro de suas capacidades!
    Essa é a MINHA opinião! Estou certo de que alguém vai me contrariar, porém, quando o assunto se trata de opinião... Contestamentos são de extrema futilidade.

    ResponderExcluir
  14. Ana Clara,8° ano.

    Eu acho muito importante os valores na minha vida,os valores materiais,são aqueles que satisfazem as nossas vontades, como roupas e alimentos,alguns dispensáveis e outros não,valores estéticos,se referem as nosso gosto,as cores,roupas que usamos e a cor dos cabelos,valores morais,se referem a relação das pessoas umas com as outras,o respeito, liberdade,a verdade e a Justiça,valores religiosos,se referem a nossa relação com Deus,todos nós precisamos dele ,pois ele é a verdade e a Justiça.
    VALORES RELIGIOSOS,são os mais importantes na minha vida.

    ResponderExcluir
  15. MARIA ANTÔNIA •8º ano•

    Para mim todos os valores humanos são muito importantes,pois eles nos ajudam a serem pessoas melhores.E na minha opinião,o mais importante são os VALORES MORAIS,pois sem ele nao iríamos conseguir viver em uma sociedade,n conseguiríamos viver em conjunto,como diz no texto “É IMPOSSÍVEL VIVER EM UMA SOCIEDADE AONDE NÃO SE ENCONTRA A VERDADE,RESPEITO E JUSTIÇA”

    •VALORES MATERIAIS: são aqueles indispensáveis para nossa vida,por exemplo os alimentos.

    •VALORES ESTÉTICOS: ele é importante para nós termos a nossa própria personalidade,e nossos próprios gostos.

    •VALORES MORAIS: são aqueles que também são essências pra nossa vida,são aqueles que nos ajudam a ter uma convivência humana muito melhor.

    •VALORES RELIGIOSOS: aquele que nos ajuda a ter um contato com deus, que é fonte de tudo que é bom é verdadeiro! naquele que depositamos toda a nossa fé,esperança,caridade e etc...

    ResponderExcluir
  16. John Fischer 8° ano, sim, valores morais porque precisamos de lei e justiça para viver no mundo de hoje

    Valores matérias: O necessário a nossa vida, que nos trás lazer conforto e etc.

    Valores religiosos: Importe respeito as crenças de cada um.

    Valores morais: Justiça, termos direitos iguais.

    Valores estéticos: Usamos muito no nosso dia a dia, como combinar as roupas, se preocupar com beleza.

    ResponderExcluir
  17. Maria Clara- 9º ano

    Todos os valores são devidamente importantes para a convivência humana. Para mim, os valores mais essenciais são os morais e materiais, pois esses formam a pessoa que sou, o caráter que tenho e minha estrutura para realizar as atividades cotidianas.
    Os valores estéticos formam a nossa autoestima, além de de proporcionarem uma série de coisas lindas e abundantes. Já os religiosos referem-se a nossa crença, nossa espiritualidade e força de acreditar em um ser maior.

    ResponderExcluir
  18. KAILANY - 8° ANO.

    Todos valores são importantíssimos, claro que há alguns que em minha opinião, são mais importantes que outros. Valores materiais; Comida é indispensável, é algo base da sobrevivência. Coisas como carro, ter uma roupa de marca e afins, já não são tão necessários. Os valores estéticos se referem à beleza, sobre como vestir-se para sentir-se bem consigo mesmo, nos ocasionando a autoestima. Os valores morais, outro totalmente indispensável;Como viver em um mundo sem justiça? Totalmente impossível, são eles que nos fazem ter uma convivência melhor. Os valores religiosos são aqueles que vão se referir a crença da pessoa, sempre com respeito à religião do outro.

    ResponderExcluir